A resposta é simples, basta pensar na banda
punk que rendeu mais polêmica por onde passou: os Sex Pistols. Quando os
ingleses apareceram, avacalhando com os bons costumes de sua terra numa atitude
contestadora e iconoclasta emprestada dos nova-iorquinos, o clima nos bastidores
do movimento já era tenso; a última coisa de que precisavam era a atenção massiva
da mídia. A morte do emblemático Sid Vicious e o misterioso assassinato de sua namorada Nancy Spungen meses antes só serviram para jogar as últimas pás de terra no
caixão punk. Portanto, na virada de 1978 para 1979 a efervescência cultural nos becos de Nova York
já não era mais a mesma.
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| Brian Eno |
Durante o festival, Eno presenciou o grito selvagem de pessoas que vinham fazendo barulho desde o
auge punk – Mars, Contortions e Teenage Jesus & The Jerks – e outras que
acabavam de adentrar a contracultura – caso do DNA. Independente disso, as
quatro bandas tinham algo em comum: a transbordante abstração. Nenhuma delas sabia o que queria fazer, tampouco dominava seus instrumentos, mas quem se importava? Elas estavam
fazendo alguma coisa. E não há nada mais punk que isso.
O artista, que àquela altura já tinha Robert Fripp e David Bowie no currículo, ficou impressionado com o que viu e ouviu e não teve dúvidas na hora de convidar os quatro grupos para a gravação de um
álbum conjunto. Logo, na primavera de 1978, praticamente ao vivo em estúdio, foi registrado o
manifesto mais conhecido da chamada no wave:
A coletânea saiu pela Antilles Records e não
chegou sequer a conquistar um lugar modesto na Billboard. Os críticos se
dividiram: uns gostaram, outros odiaram e outros, ainda, não entenderam absolutamente nada. Relançamentos? Só no Japão e na Rússia, décadas depois da primeira prensagem. Mas a influência do material
ultrapassou essa inacessibilidade.
Inacessibilidade, aliás, é a palavra de
ordem. Mesmo assim o disco guarda seus momentos um pouco mais palatáveis nas
canções do Contortions, que abre os trabalhos, e nas do DNA, última banda do lado B.
O Contortions tem como fio condutor o
saxofone e os vocais de seu líder, o maníaco James Chance, que usa o resto da
banda como base para experimentações free jazz e berros ininteligíveis.
Mas, guardadas as devidas proporções, a amálgama de jazz, funk e cacofonia
chega a ser dançante. A prova maior está em I can’t stand myself,
esquizofrênico cover de James Brown. Há ecos do punk rock no DNA e, em Not moving, por exemplo, surge uma espécie de
refrão. A presença do órgão é outro diferencial do grupo, mas o destaque vai
para as palhetadas espasmódicas de Arto Lindsay, também um vocalista notável.
Os momentos mais intrigantes de “No New
York” estão nos dois nomes intermediários: Teenage Jesus & The Jerks
(sensacional!) e Mars.
A primeira tem Lydia Lunch, a personalidade
mais conhecida da no wave, na guitarra e nos vocais. O som é minimalista até o
osso: “riffs”, bateria tribal e vocalizações desesperadas que resultam num
clima claustrofóbico e atingem seu auge em The closet. E então vem o
Mars, que consegue superar todos os padrões de estranheza da coletânea sem economizar nos ruídos ensurdecedores ou nos murmúrios incompreensíveis que permeiam as faixas. Tunnel, genuíno caos anti-musical, é o maior
comprovante da proeza.
Com a mãozinha de Brian Eno, era oficial: a
no wave, trocadilho infame com new wave, existia e ia muito bem.
Só que havia outro personagem primordial além dos documentados em 1978...
Glenn Branca começou sua carreira artística em
1975 como, digamos assim, um dramaturgo alternativo ao fundar o grupo teatral
Bastard Theatre em Boston. As boas avaliações de suas peças o motivaram a ir para
Nova York continuar experimentando, mas assim que ele entrou em contato com aquela cena em ebulição, trocou as performances teatrais pelo instrumento que
tocava desde os 15 anos, a guitarra.
Suas primeiras bandas foram as breves
Static e Theoretical Girls. Com elas, Branca começou
a dar forma ao seu estilo nada ortodoxo de tocar guitarra mesclando afinações alternativas, repetições e séries harmônicas, tudo no volume máximo. À certa altura ele começou a
procurar mais guitarristas para compor sua orquestra e em 1980 estreou o primeiro sexteto – quatro guitarras, baixo e bateria – no EP “Lesson No. 1”. Hoje considerado uma obra essencial da no wave, o debut de duas faixas abriu alas para a entrada de Lee Ranaldo e o começo da composição do trabalho definitivo de Branca:
Uma linha de baixo penetrante, tons e caixa
em sintonia e então – !!! – uma parede sonora tão ensurdecedora quanto cacos de
vidro furando os tímpanos formada por quatro guitarras em comunhão ritualística. Lesson No. 2 abre “The Ascension”
criando um clima opressor e onipresente.
O nome foi inspirado no homônimo disco de
John Coltrane, um marco do free jazz, e a configuração da banda lembra a
divisão entre sax barítono, alto, tenor e soprano. No texto da reedição de 2003,
Lee Ranaldo confirma a analogia. Não por acaso, posteriormente Branca passou a
batizar suas composições como sinfonias.
E faz todo o sentido. O entrosamento
completo entre os guitarristas, cada um criando uma base diferente até todas
entrarem em uníssono, é comparável ao trabalho de uma orquestra de tamanho
reduzido. Glenn é o bandleader, o maestro que faz a orquestra ir do
caótico ao melódico sutilmente.
As cinco peças instrumentais soam como uma busca pela ascensão, e quando a derradeira faixa-título finalmente chega a um terreno acima de nós, acaba sem delongas e
deixa o ouvinte arfando por mais. Por essas e por outras, “The Ascension”
transcendeu a no wave e o rock’n’roll e tem um lugar só seu na História da
música.
Glenn Branca e seus discípulos. Detalhe para os dois primeiros da esquerda para a direita. KOOL THING!
E
depois?
Ao contrário do punk, a no wave
não se transformou num fenômeno cultural badalado, muito menos teve um fim definido. Mas o
termo não caiu em desuso e permeia a música alternativa até os dias de hoje. O Sonic
Youth, exemplo mais conhecido da influência do movimento, criou-se no
underground novaiorquino e era classificado como no wave nos primórdios.
A importância da obra de Glenn Branca para a dupla Thurston Moore e Lee Ranaldo
é inestimável e facilmente perceptível. Alguns nomes do pós-punk, como Public
Image Ltd. e Swans, também usaram a experimentação indiscriminada como
referência.
Quanto aos no-wavers originais,
alguns desapareceram no submundo e outros conseguiram manter a relevância. É o
caso de Lydia Lunch, dona de uma vasta discografia e carreira respeitável como
fotógrafa, poeta e atriz. O Contortions faz shows esporádicos e chegou a vir a São Paulo capital em 2013. Glenn Branca, o artista mais
consagrado a sair da cena, segue escrevendo peças, tanto para guitarras quanto
para orquestras convencionais, e é endeusado na Europa.
Mais recentemente, saiu no
exterior o livro “No wave: post-punk. Underground. New York. 1976-1980”,
escrito por Thurston Moore e Byron Coley, que me parece muito interessante e dificilmente será publicado por aqui. Diversas coletâneas abordando grupos
ainda mais obscuros surgem ocasionalmente, bem como documentários, sendo a
produção “Kill Your Idols” a mais citada.
Para terminar, uma frase de
Lydia Lunch que explica e sintetiza o espírito desordeiro da no wave: “The whole
fucking country was nihilistic. What did we come out of? The lie of the Summer
of Love into Charles Manson and the Vietnam War. Where is the positivity?”. Perfeito. É isso aí.





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